[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Switch ligado em switch



Paulo de Souza Lima escreveu:
Prezado Junio José,
Não sei de onde, especificamente, você tirou as informações que passou abaixo, mas a minhas fontes são: vinte anos de experiência em eletrônica, telecomunicações e informática, além de um ótimo curso técnico de eletrônica no CEFET de Minas Gerais.
Quando respondo perguntas aqui, procuro responder apenas às que tenho certeza absoluta da resposta, para não causar nenhuma polêmica desnecessária. Quando respondo a perguntas que não tenho certeza, procuro deixar claro isso. Portanto, pode ter certeza de que sei do que estou falando.
Importam sim. Os outros 4 cabos não são utilizados para transferência
de dados, mas sim para criar uma proteção contra ruídos e outras
interferências externas aos dados transmitidos. *NUNCA* deixe de
utilizar todos os quatro cabos. *TODOS* são importantes.
Não importam. Pelo menos não no caso do nosso colega que levantou a dúvida. Os pinos 4 e 5 são utilizados no cabeamento estruturado para sinal de telefone (linhas A e B) os pinos 7 e 8 eram, no início, reservados para "outros serviços". na prática nunca tiveram um serviço específico assinalado. Em alguns casos foram utilizados para sinais ISDN. Logo, se eles não serão usados para transferência de sinais de nenhum tipo, tanto faz eles serem climpados no conector ou não porque eles estarão presentes dentro do cabo. A diferença é apenas a resistência mecânica à tração que o cabo oferece.
Você pode alegar que eles são aterrados via placa de rede. Isso pode até ser verdade em algumas placas, mas na maioria não é, inclusive nas 3Com, famosas e cobiçadas há 8 ou 10 anos atrás.

Olá,

Só para reforçar que nem precisam ser ligados, as placas mais novas xingling só vêm com 4 pinos (visível) no conector fêmea, isso que é economia!!! :P

--
Atenciosamente,

          Junior Polegato

          Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!
          Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br



Reply to: