Re: Modem for Linux

Sóftmodem voce pode comprar daqueles baratos da LG, são compátiveis
com o driver "smartlink" para Linux e geralmente as versões recentes
de kernel já tem suporte para ele. Eu já tive um e funcionava muito
bem.

Uma página de referencia para softmodens são essas :
http://linmodems.org/
http://start.at/modem

Como os fabricantes de softmodem usam sempre um nome fantasia, e nunca
o chipset usado, então fica dificil eu lhe indicar outra marca que se
não LG, de cabeça eu sei que softmodens UsRobotics e Motorolas não
funcionam no Linux, então fuja dessas marcas.

Hardmodem é muito díficil de encontrar, mas as opções externas da
"Trendnet" voce encontra com facilidade. Os antigos USRobotics PCI
internos é cada vez mais díficil e custa uma fortuna e dependendo da
região onde voce mora (com muita incidencia de raíos) dura pouco.

Eu recomendaria mesmo o softmodem por ser bem mais barato, mas voce
tem que saber que essas plaquinhas em algumas combinações de hardware
é mais ou menos assim: voce navega na internet e se por um acaso for
ouvir mp3, a conexão cai. Por isso, há softmodens bons e ruins, com
filtros de ruídos e sem filtro.

[]'s e boa sorte.