----- Mensagem encaminhada ----
De: Paulo de Souza Lima <paulocwb2003@yahoo.com.br>
Para: lista <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Enviadas: Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2007 7:39:51
Assunto: debian-archive-keyring

Pessoal,

Hoje fiz uma atualização de rotina na minha máquina e começou a aparecer o seguinte erro no Synaptic:

"E: debian-archive-keyring: subprocesso post-installation script retornou código de saída de error 2"

Rodei o "dpkg -C" como root via terminal e me retornou essa resposta:

"Os pacotes a seguir estão apenas meio configurados, provavelmente devido a
problemas ao configurá-los pela primeira vez. A configuração deve ser feita
novamente usando dpkg --configure <pacote> ou a opção no menu do dselect:
 debian-archive-keyring GnuPG archive keys of the Debian archive"

Rodei o "dpkg --configure debian-archive-keyring" que me retornou:

"Instalando debian-archive-keyring (2007.02.19) ...
gpg: key 2D230C5F: "Debian Archive Automatic Signing Key (2006) <ftpmaster@debian.org>" not changed
gpg: key 6070D3A1: "Debian Archive Automatic Signing Key (4.0/etch) <ftpmaster@debian.org>" not changed
gpg: key ADB11277: "Etch Stable Release Key <debian-release@lists.debian.org>" not changed
gpg: Total number processed: 3
gpg:              unchanged: 3
gpg: [don't know]: invalid packet (ctb=2d)
gpg: Key: get secret key: invalid packet
dpkg: erro processando debian-archive-keyring (--configure):
 subprocesso post-installation script retornou código de saída de error 2
Erros foram encontrados durante processamento de:
 debian-archive-keyring"

Fui até "http://packages.debian.org/unstable/misc/debian-archive-keyring";;;,
baixei o pacote e tentei via "dpkg -i
debian-archive-keyring_2007.02.19_all.deb" como root no terminal mas
continuou a mesma coisa.
Como o pacote tinha um relacionamento com o GnuPG, baixei ele também e me deu esse erro:

"# dpkg --install gnupg_1.4.6-1_i386.deb
dpkg-deb: fim de arquivo inesperado em número de versão em gnupg_1.4.6-1_i386.deb
dpkg: erro processando gnupg_1.4.6-1_i386.deb (--install):
 subprocesso dpkg-deb --control retornou código de saída de error 2
Erros foram encontrados durante processamento de:
 gnupg_1.4.6-1_i386.deb"

Aí tentei:

"# dpkg-deb --control gnupg_1.4.6-1_i386.deb
dpkg-deb: fim de arquivo inesperado em número de versão em gnupg_1.4.6-1_i386.deb"

E também:

"# dpkg-deb --control debian-archive-keyring_2007.02.19_all.deb
#"

O segundo não me deu resposta. o primeiro retornou um erro no pacote.

Procurei
por bugs conhecidos, mas não encontrei nada. O problema é que agora meu
micro não atualiza mais nada nem instala mais nada. Nem pelo apt-get,
nem pelo aptitude, nem pelo synaptic, nem instalando via dpkg.

Alguém está tendo o mesmo problema? Isso é um bug? Devo reportá-lo? Como volto a versão anterior do gnupg?

Obrigado.

Paulo de Souza Lima
Curitiba/PR
Linux User 432358