Re: Arquivo deletado

da wikipedia:
"
Recuperação (Undeletion)

Diferentemente do ext2, o ext3 zera os ponteiros de blocos nos inodes
de arquivos apagados. Ele faz isso para simplificar o acesso de leitura
e escrita quando o journal está sendo utilizado após uma montagem
"suja". Isso, no entanto, previne efetivamente que os arquivos sejam
recuperados. o único recurso do usuário é fazer um "grep" no disco
rígido para buscar por dados que sejam sinalizadores de início/fim de
arquivo. Isso provê uma remoção de arquivos um pouco mais segura que em
sistemas ext2, o que pode ser tanto uma vantagem quanto uma
desvantagem.
"
experimente estes 3 metodos de recuperação de arquivos deletados:

1)  foremost
 foremost is a console program to recover files based on their
 headers and footers for forensics purposes.
 foremost can work on disk image files, such as those generated by dd,
Safeback, Encase, etc, or directly on a drive. The headers and footers
are specified by a configuration file, so you can pick and choose which
headers you want to look for.

===================

2) magicrescue
 Magic Rescue scans a block device for file types it knows how to
recover and calls an external program to extract them. It looks at
"magic bytes"  in file contents, so it can be used both as an undelete
utility and for recovering a corrupted drive or partition. As long as
the file data is there, it will find it.

==============

3) voltar o backup feito minutos/horas/dias/meses  antes.

===============

4) grep /dev/hdax

==============

O numero 3 é o melhor. O numero 1 demanda que o tipo de arquivo seja
reconhecido pelo programa ou que você seja habil em especificar o tipo
de arquivo em binário ou outra linguagem alienígena para o ele, costuma
recuperar tudo o que da pra ser recuperado; o dificil, pra mim, é dizer
pra ele que eu não quero recuperar os ultimos 30gb de dados deletados
nos ultimos 4 anos, ou tentar dizer que eu quero justamente aquele
arquivo que ele não conhece (e nem eu) o tipo de header. O numero 2 eu
nunca usei, apareceu no apt-cache search recover e eu achei "bonitinho"
e vou tentar usar na proxima grande comoção aqui no serviço. :D
O numero 4 é apenas para o "desesperate mode on", quando todas as
outras falharam. Otima para treinar a leitura da Matrix.

[ ]s, e bom divertimento.

Henry

http://br.messenger.yahoo.com/