Detecção de dispositivos USB

Pessoal,

Tenho notado que as vezes eu espeto um pen-drive ou um HD externo aqui
no meu micro e demora uma eternidade para que o sistema detecte e me
avise. A impressão que dá é que ele faz apenas parte do serviço, tipo
o udev (ou sei lá quem) dorme no ponto e não faz tudo o que precisa.
Se vou lá e reinicio o udev e re-espeto o dispositvo, normalmente
funciona. O que será que pode ser? Alguém sabe se não teria algo mais
prático?

Vejam as mensagens que aparecem no console quando eu conectei um HD
externo (esse case de HD tbm é um hub USB).

Aqui não 'detectou' nada:
-------------
usb 5-3: new high speed USB device using ehci_hcd and address 7
usb 5-3: configuration #1 chosen from 1 choice
hub 5-3:1.0: USB hub found
hub 5-3:1.0: 4 ports detected
-------------

Agora achou tudo (observem que o começo é 'igual', mas ele continua
fazendo coisas):
---------------
usb 5-3: new high speed USB device using ehci_hcd and address 11
usb 5-3: configuration #1 chosen from 1 choice
hub 5-3:1.0: USB hub found
hub 5-3:1.0: 4 ports detected
usb 5-3.1: new high speed USB device using ehci_hcd and address 12
usb 5-3.1: configuration #1 chosen from 1 choice
Initializing USB Mass Storage driver...
scsi2 : SCSI emulation for USB Mass Storage devices
usbcore: registered new driver usb-storage
USB Mass Storage support registered.
usb-storage: device found at 12
usb-storage: waiting for device to settle before scanning
 Vendor: Initio    Model: ST3160212A        Rev: 1.11
 Type:   Direct-Access                      ANSI SCSI revision: 00
SCSI device sdb: 312581808 512-byte hdwr sectors (160042 MB)
sdb: Write Protect is off
sdb: Mode Sense: 23 00 00 00
sdb: assuming drive cache: write through
SCSI device sdb: 312581808 512-byte hdwr sectors (160042 MB)
sdb: Write Protect is off
sdb: Mode Sense: 23 00 00 00
sdb: assuming drive cache: write through
sdb: sdb1 sdb2 sdb3
sd 2:0:0:0: Attached scsi disk sdb
sd 2:0:0:0: Attached scsi generic sg2 type 0
usb-storage: device scan complete

Valeu.

--
Marcos