Res: VNC + No-ip

Fred,
Como foi que você fez para "abrir" a porta 80 no modem? Se vc abre a porta 80 na interface ppp0 mas não a redireciona para a interface eth0, o modem vai continuar respondendo com o menu de configuração.

> Em 27/02/07, *Paulo de Souza Lima* <paulocwb2003@yahoo.com.br
> <mailto:paulocwb2003@yahoo.com.br> > escreveu:
>
> Quando eu disse a respeito do modem, o que tentei explicar é que ao
> entrar com meu dominio.no-ip.org <http://dominio.no-ip.org> padrão (na
> porta 80) ele está direcionando pra minha tela de configuraçao do
> modem, assim como faço usando ip interno para acessa-lo.

Acho que eu é que não fui claro. Deixa ver se eu explico melhor:
Você tem, a priori, dois problemas. O primeiro é fazer o redirecionamento funcionar. O segundo é fazer o VNC funcionar como serviço Web.

Vamos ao primeiro:
- O modem tem um serviço http (o menu de configuração) que responde na porta 80. Logo, você deverá escolher outra porta para usar o vnc ou mudar a porta default do menu de configuração do modem.
- Se você optar pela primeira opção, vc pode continuar utilizando a porta default do VNC que é a 5800 (para acesso via browser). Para isso, vai precisar entrar no menu de configuração do modem e encontrar uma tela onde vc informa as portas da interface ppp0 que serão redirecionadas para a interface eth0.
Neste caso, você vai precisar informar ao navegador que porta ele deve utilizar para o serviço. Isso se faz digitando ":", no seu caso: "http://dominio.no-ip.org:5800";.
-Se escolher a segunda opção, vai precisar entrar na configuração do modem e mudar a porta na qual ele responde para abrir o menu de configuração (de 80 para outra qualquer que não seja utilizada). Neste caso, você também vai precisa redirecionar a porta 80 de ppp0 para 5800 na eth0, como já expliquei antes. Aí vc vai poder digitar apenas "http://dominio.no-ip.org"; e ele vai buscar o VNC.
- Como o seu VNC pode não estar funcionando, teste o redirecionamento do modem com outro serviço. SSH por exemplo (porta 22).
-Mais à noite te mando os esquemas de configurar o roteamento do modem... Se vc não tiver descoberto até lá. :-)

Vamos ao segundo:
Eu uso o vino como servidor de desktop remoto.
Eu nunca configurei o VNC no Debian, menos ainda pra funcionar via navegador. Apenas via cliente de VNC. Mas acredito ser de forma semelhante: além de instalar o VNC, você tem de habilitar um usuário para utilizar o VNC. Para o vino fica em "Administração" ---> "Área de Trabalho Remota", se vc estiver usando o Gnome. Algum gerenciador de janelas precisa estar no ar e com o usuário logado (até onde vi... Não sei se tem jeito de rodar o Xorg só no momento da conexão).

> Não sei se deixei claro na minha primeira mensagem, então tentarei
> explicar um pouco melhor aqui. O servidor VNC no caso, é meu Debian
> Etch. então nesse caso janelas nao representarão problemas. O unico
> problema que vejo é como citado pelo Guilherme, o fato da falta de
> criptografia do vnc.
Isso é um problema que pode ser contornado com tuneis SSH, ou outra tecnica de tunelamento qualquer. OpenVPN, por exemplo.
> E é justamente esse ponto de utilizar o debian como server vnc que
> está me encucando. acredito que possam haver pacotes que eu nao
> instalei, ou precisam de alguma configuração extra pra funcionar.
> Já "brinquei" de vnc no windows sem problemas, afinal nada que um next
> next finish não faça, agora em ambientes gnu/linux é a primeira vez
> que tento faze-lo.
>
> Teria outra forma de eu exportar meu desktop via internet?

- Usando o vino (ao invés do VNC) que está na lista de pacotes dos repositórios do etch e é praticamente "plug and play". :-)
- Usando serviços disponíveis na internet como este: https://secure.logmein.com/home.asp

> --
> Fred Banionis

Abração,