Re: Servidor nao reconhece memoria

On 02/23/2007 05:40 PM, Dyego Souza Dantas Leal wrote:
> Tenho um Servidor DELL 2900 com 4.0 GB de ram com XEON Dual dual core
> 1.6 mhz

	Ok, apenas pra registrar, 1.6GHz

> [...]
> f00f_bug        : no
> coma_bug        : no
> fpu             : yes
> fpu_exception   : yes
> cpuid level     : 10
> wp              : yes
> flags           : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge
> mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx lm
> constant_tsc pni monitor ds_cpl vmx tm2 ssse3 cx16 xtpr dca lahf_lm
> bogomips        : 3195.52
> clflush size    : 64
>

> Pois bem... ao instalar o woody com kernel 2.6.18 me deparei com o

	Woody? Era Woody _mesmo_?

> Apenas 896 MB estavao reconhecidos... pois bvem... baixei o kernel de
> kernel.org e ative o suporte a HIGHMEM 4GB
>
> para minha supresa... apenas 3.2 GB foram reconhecidos ... ae ativei o
> suporte a 64GB , ae o server trava no boot... hehehe...
>
> Eu desconfeiei de problema com hardware... porem tenho 3 servidores
> destes identicos... e os 3 apresentam o mesmo comportamento
>

> Alguem já teve algo parecido ?

	Tenho algumas máquinas usando "sarge" e "etch" com os kernels
- -smp e -bigmem e eles suportam 4GB (ou mais), você já tentou usar uma
versão mais nova do Debian que o Woody?

> Atualmente estou usando apenas 3.2 GB de ram...
> meu dmesg:
> Warning only 4GB will be used.
> Use a PAE enabled kernel.
> 3200MB HIGHMEM available.
> 896MB LOWMEM available.

	Sim, você precisa ativar PAE pra usar máquinas com 4GB.

> free -m
> # free -m
>             total       used       free     shared    buffers     cached
> Mem:          3289        834       2454          0         44        168
> -/+ buffers/cache:        621       2667
> Swap:         7632          0       7632
>

> Alguma dica ?

	Usar um kernel mais novo compilado pelo Debian com suporte a
bigmem, numa versão do Debian mais recente que o Woody.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)