Re: execuando script ao logar

On 2/22/07, hamacker <sirhamacker@gmail.com> wrote:
Neste caso, é interessante então não usar então o sh, porque senão ao
mudar o alternatives voce estará mudando para todos os usuários
configurados.
É sim, o sh no meu caso, é tratado como um shell padrão do sistema.
Como meus scripts são na maioria bash eu defino o bash como o
alternative do sh.

Eu penso da seguinte maneira, se tem necessidade de um usuario usar
bash então que crie o login setando 'bash', se um usuário vai ser
criado mas não usará shell então /bin/false e assim por diante. Sou
contra usar o 'default' do sistema, porque simplesmente isso pode
mudar no futuro e ninguem vai saber o 'porque' de não estar
funcionando.
Eu uso o rbash para a mairia dos meus usuários (mantém compatibilidade
com os meus scripts e ainda prende o pessoal na sua jaula :P), em
alguns casos mais especificos o tcsh ou o fish, manter vários usuários
sob um padrão ajuda, cabe ao administrador saber como e quando migrar
de um shell para outro.

Mas voltando ao tema do assunto, a partir de alguma atualização do
debian, o bash ignora ~/.bash*  se for carregado por um link
simbolico, portanto, /bin/sh não vai chamar ~/.bash* enquanto
/bin/bash funcionará sem problemas.
Eu não sabia disso, apesar de não usar os "~/.bash*", é
interessante... Ajuda a explicar algumas coisas que não funcionam em
alguns casos :D

--
Maxwillian Miorim <miorimmax@gmail.com>
----