Re: Testando string no shell

On 02/19/2007 12:00 AM, Leandro Moreira wrote:
> Caros,
> estou montando um sistema de dialog para incluir e excluir entradas nas
> listas do squid, previso fazer um  teste pra verificar se o que esta
> sendo adicionado é um domínio, estou usando a seguinte estrutura:

	Antes de mais nada, seria importante definir o que você
considera ser um domínio? Você vai se basear na RFC do DNS que
possui os TLDs e mais os domínios d países? Ou qualquer coisa
que tenha um "." no meio tá valendo?

> add_dom=$(dialog --stdout --inputbox 'Digite a String a ser bloqueada :'
> 0 0)
> [ $? -ne 0 ] && break
>
> if [ $add_dom = .$add_dom ]; then

	Isso sempre vai ser falso. ;)

	"a" != ".a"

	Talvez o melhor seja vc usar grep ou perl-regex, algo assim
pra validar a string e verificar se ela é um domínio. Eu sei que há
scripts prontos pra PHP pra validar domínios, não deve ser difícil
achar pra outras linguagens (ou adaptar um). ;)

> [...]
>    --msgbox "Domínio: $add_dom"  \
>     8 40
> else
> echo "Domínio valido"
> dialog                                            \
>   --title 'Domínio cadastrado com sucesso'                             \
>    --msgbox "Domínio: $add_dom"  \
>     8 40
> echo $add_dom >> /home/leandro/teste.txt
>
> fi
> O problema é que o texte não está dando certo , sendo ou nao domínio ele
> esta adicionando a lista. Alguém pode me ajudar.

	Espero que as explicações acima ajudem.

	Você pode usar o sistema de expressões do bash, ou usar outra
linguagem script pra te ajudar como o awk. Uma dica interessante seria
consultar também a lista de shell-script, lá você costuma encontrar
pessoal da pesada em shell. ;)