O que causa o problema com o som?

Olá

Hoje eu enfrentei aquele problema (de acesso ao device /dev/dsp) com o
som que facilmente se resolve adicionando o usuário ao grupo audio e
reiniciando o X.

Minha pergunta é, o que causou meu usuário sair do grupo audio?

Contexto: tudo ocorria bem até sábado, a eletrecidade foi pro saco e
quando iniciei a maquina o problema surgiu. outra coisa que fiz foi
remover alguns usuários inutilizados (pessoas que não usam mais a
máquina), estranhamente fui obrigado a recriar o grupo users.

Estou apenas procurando um explicação plausível que tenha causado
problema, agradeço alguma teoria. :)

Abraço
Rodolfo.