Res: [OT] Servidor Linux

Vamos lá, Diego:

>- O foco é apresentar uma opção boa e barata para um espresa pequena.
>- A idéia dos 2 HDs é fazer RAID.

Se o foco é custo, porque RAID?

>- Atualmente são 7 micros na rede.

Blz, já está pensando na expansão de demanda.

>- O DVD é para um backup do backup, ainda é algo a ser analizado.

Se é o Backup do Backup, então suponho que seja um volume bem pequeno. Aí concordo com o DVD.

>- O backup será feito de forma automática.

Se for mais de um DVD não vai ser tão automático assim, mas é uma solução para backups pequenos.

>Não entendi pq não é racional do ponto de vista do investimento e do ROI
>para o cliente?

Porque muitas vezes, a solução mais barata no momento, pode se tornar uma encrenca no futuro. Como vc não havia informado o tamanho do seu backup nem as características gerais do ambiente/empresa, tomei por base o meu ambiente que me pareceu semelhante.

ROI é "Retorno sobre o Investimento". Significa que o diretor da empresa quer saber o quando ele vai ganhar, ou deixar de gastar, se fizer o investimento e, em quanto tempo ele se pagará (quanto tempo o lucro, ou a economia de recursos pagará o investimento e ele se tornará vantajoso para a empresa). O que leva a seguinte questão: vc pode vender uma solução barata no momento, mas se pra colocar essa solução funcionando no dia-a-dia ele precisar colocar mais recursos da empresa (gente, tempo, dinheiro, etc.), isso pode levar a um ROI muito longo ou, pior, um ROI negativo, onde a solução foi vendida, mas dá prejuízo.

>Seguro então é ficar como está? Maquinas WinXP com tudo compartilhado
>sem firewall, antivírus atualizado uma vez por semestre (quando o micro
>é formatado), acesso a internet liberado total, com unica proteção da
>rede sendo feita por um modem roteador de 250,00 reais com senha padrão?
>Acho esta solução atual um ótimo ROI  ; )

Seguro é apresentar uma solução que não envolva colocar dados e controle de internet na mesma máquina, além de conscietizar o cliente para a necessidade de proteger suas informações.

Isso se chama "agregação de valor ao serviço",... Ao seu serviço. Essa pode ser a diferença entre um cliente feliz que vai te chamar de volta e te indicar pra outros, e um cliente insatisfeito que hj te trata bem porque vc apresentou uma solução barata, mas vai pensar duas vezes em te chamnar se no futuro essa "solução" começou a apresentar buracos ao longo do tempo.

Agora, se o cara tem essa situação que vc descreveu há muito tempo, e não sente a mínima diferença, certamente, para ele, a noção de ROI será diferente da sua. ;-).