Re: [OT] Servidor Linux

Olá Diego,

Vamos lá

>Vocês acham viavel a utilização de somente um computador (servidor) para
>desempenhar o papel de:
>
>Servidor DHCP, Proxy/Cache, Firewall, Backup e Impressão.

Um firewall, por ser uma máquina crítica, sob o ponto de vista da
segurança da rede, pois está em contato com o "mundo exterior" e vai
receber todo tipo de tentativa de invasão deve ser separado das outras máquinas (se você duvida, leia o
arquivo /var/log/messages de qualquer firewall que não tenha proteção
de acesso por chaves públicas. Chegam aos milhares, todos os dias. Eu mesmo posso te mandar um exemplo :-). O meu é responsável só por DHCP e DNS.

>O hardware seria algo como:
>
>- Pentiun4 3.0 Ghz HT
>- MOBO ASUS P5ND2-X
>- VGA 64 MX 400
>- 2 HDs 80 GB Seagate Barracuda SATA II
>- Gravador de DVD LG H20N

Sugiro que você consiga uma máquina mais antiga (e mais barata) para atuar como Firewall/DHCP/Proxy. Tenho um K6-II/500 com 128MB e HD de 10GB funcionando redondinho.

Só para backup e impressão, na minha opinião está bom, até sobra... Isso é claro, dependendo do tamanho do seu Backup.

Pelo que percebi, você está tentando baixar o custo do equipamento, mas veja bem: Vc vai colocar 160GB de HD e um Gravador de DVD pra fazer Back up. Supondo que, logo de início, vc tenha uns 20GB de backup (minha rede tem 24 máquinas e meu backup é de 42GB), 140GB é uma margem de segurança beeeeem larga. Além disso, curiosamente fiz essa cotação ontem: um HD Seagate Barracuda 80GB SATA II custa, em Curitiba, uns R$200,00. A menos que vc esteja pensando em montar um RAID, um HD Seagate Barracuda de 160GB SATA II custa R$285,00, a mesma quantidade de espaço por 30% menos grana (sem olhar pelo lado da segurança dos dados, somente pelo lado do custo).

20GB são mais de 4 DVDs. Cada DVD vai levar uns 20 minutos pra ser gravado, que fazem, sem considerar "fatores aleatórios", 1 hora e 20 minutos. Vai ter de ter uma pessoa dedicada por duas horas pra fazer isso, pois precisa trocar o DVD (porque o cara não vai ficar com o olho preso no gravador de DVD o
tempo todo, logo, vai passar da hora, ele vai esquecer, fora a
possibilidade de erro de gravação, etc...). Se o Backup for diário, são 44 horas semanais, ou seja, num mês, o cara passa uma semana só fazendo back up. Se o cara recebe um salário de uns R$1.000,00, um quarto disso, R$250,00 é pra fazer  backup. Em um ano, são R$3.000,00 pra fazer backup (considerando os encargos sociais, são uns R$6.000,00). Claro que tem uns furos no cálculo acima, mas pra convencer qualquer diretoria, o que importa são números e o ROI ;-).

Não estou considerando que o backup pode ser semanal, porque para uma empresa séria, perder o movimento de uma semana é uma coisa completamente impensável. Mensal, então, não é sequer uma opção.

Aí eu pergunto: será que isso já não é o suficiente pra investir numa solução de backup mais inteligente (leia-se automática) e liberar o cara pra coisas mais produtivas? Um drive de fita e uma máquina mais potente pra ser utilizada como servidor de arquivos/aplicações, por exemplo, de maneira que o cara só tenha o trabalho de trocar a fita todo dia de manhã?

>O servidor atenderá 10 máquinas.

Isso já está considerando o aumento futuro (e provável) da demanda, se a empresa crescer?

>Outra dúvida é em relação ao valor a ser cobrado para o suporte mensal,
tendo em vista a não cobrança de intalação.

Na área em que trabalho, a empresa cobra entre R$80,00 e R$160,00, o valor da hora de um consultor. No entanto, são profissionais extremamente especializados e difíceis de encontrar no mercado. Eu sugiro algo em torno de R$25,00 a R$50,00. Claro que isso é pra chamados avulsos. Se vc pretende fazer um contrato de suporte/manutenção, vai precisar rever esses valores em função do que for acordado.

>Obrigado a todos.
>
>Abraços!
>Diego Fabian

Resumindo a resposta à sua pergunta: Viável é. Só não é seguro, nem racional, do ponto de vista do investimento e do ROI para o cliente.