Re: [OT] Servidor Linux

Em 10/02/07, DF Debian<diegofabianp@gmail.com> escreveu:
Olá lista.

Olá Diego.

Gostaria da opnião dos mais experiêntes neste assunto.

Como hoje é final de semana penso que os mais experiêntes estão de folga :-P
Na falta deles vou dar meus dois centavos de contribuição.

Vocês acham viavel a utilização de somente um computador (servidor) para
desempenhar o papel de:

Servidor DHCP, Proxy/Cache, Firewall, Backup e Impressão.

Depende da demanda e da importância dos dados nele contidos.
Se o firewall tiver como principal função fechar portas para evitar a
conexão interna a certos endereços pode ser tudo junto. Mas é preciso
avaliar a importância dos dados, já que, se o firewall não for bom o
suficiente para resistir a uma invasão, o invasor terá acesso aos
dados de backup e isso pode não ser muito interessante.

Se os dados forem críticos minha sugestão é adquirir um 486 ou pentium
100 e montar o firewall e o servidor de DHCP (como são apenas 10
máquinas eu não usaria DHCP).

- VGA 64 MX 400
Para que isso tudo? Uma placa de vídeo comum é muito mais que o
necessário para um servidor, não acha?

Outra dúvida é em relação ao valor a ser cobrado para o suporte mensal,
tendo em vista a não cobrança de intalação.

Preço é um assunto muito delicado pois envolve muitas variáveis.
Você terá de calcular o custo de cada visita e jogar sua margem de
lucro em cima.

--
Júnio José
Se você consegue tentar é possível que você consiga fazer.