RES: [OFF] Computador para Todos e o lado do consumidor

De: Rúben Lício [mailto:rubenlr@gmail.com]
Para: Davi Vidal
Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: [OFF] Computador para Todos e o lado do consumidor

Não acho que o windows seja assim tão maravilhoso.

A maioria dos leigos que conheço não consegue instalar um programa sem cometer erros, mesmo no método NNF.
Meu primo por exemplo não sábia nem gravar um CD até eu ensinar ele, só sabia abrir o msn.

Essa é a situação da grande maioria; outro exemplo, minha mãe só sabe digitar no word ou mexer na internet, mas, não sabe abrir o word nem o browser.

Quando ela quer mexer no pc, as vezes eu ponho ela no windows, as vezes no linux, ela nem sabe que mudou, só sabe que ta mexendo e ta funcionando.

Alias, diga-se de passagem, a única vez que ela notou alguma diferença, foi que ela perguntou porque esse aqui da um monte de erro e aquele não.

Para um leigo, que só usa um pc para internet e office, se for linux, windows, mac, ou qualquer outra coisa, tanto faz, a pessoa só digita texto e abre word, as vezes fala no msn. Por acaso isso é dificil no linux? precisa ser um tecnico especializado para abrir msn e open office no linux??
não, não precisa, pelo contrário, é praticamente a mesma forma que no windows.

Conectar na internet no kurumin é mais fácil do que no windows, é mais bem explicado e normalmente funciona de primeira.
conectar um adsl no windows, exige um pouco de conhecimento, e todos os leigos que conheço que tem adsl, tiveram que chamar um técnico para instalar a internet.

Mais um exemplo, a mulher que trabalhava lá em casa, quando comprou um pc, pediu que eu fosse na casa dela instalar, porque ela não sabia nem ligar os cabos. Ai eu ensinei que para jogar tinha que clicar duas vezes no icone que eu criei no desktop, e ai jogava (os filhos dela). E eu instalei linux, e não windows. Os filhos dela jogam normalmente até hoje... para eles, qual SO é nao importa, o que importa é que ele consegue jogar....

O pessoal que mexe mais com informática, faz muito mais alarde do que os leigos. Para um leito o que importa é que ele vai fazer o que ele precisa fazer, e isso o linux oferece muito melhor.

O que acontece é que os técnicos, preguiçosos em sua maioria, querer algo mais fácil, e no linux quando da um problema, normalmente precisa conhecimento tecnico para resolver, enquanto no windows só precisa reinstalar o programa inteiro.

On 1/31/07, Davi Vidal <davividal@siscompar.com.br> wrote:

> [...]

Não necessariamente... O Windows ganha devido ao "next, next, finish"...
Quando o Linux chegar nisso (se chegar), aí sim vai ter tudo para crescer
com o público leigo...

Eu não quero algo "maravilhoso de código-aberto onde todos podem
contribuir".
Eu quero algo que eu posso usar. Facilmente.

Parem de crucificar o Windows tão injustamente... =P
"O Windows é inseguro"... Deixa teu Linux desatualizado e venha conversar
sobre segurança... ;-)
"O Windows é instável"... Deixe um usuário normal usando o root e venha
conversar comigo sobre estabiliadade... ;-)
"O Windows é caro"... Eu tenho um amigo oculista que cobra R$ 200,00 a
consulta... Mas minha vizinha, também oculista, cobra R$ 50,00... Não avalie
se é caro... Avalie se resolve o problema como o cliente quer...
"O Windows tem código fechado"... E o Linux tem código-aberto, e os pássaros
voam e a água é molhada...

Às vezes eu me pego pensando se tamanho fanatismo não é inveja... ():-)

[]s

PS.: Essa mensagem não é pessoal... É um desabafo de um "ex-fanatista Linux"
ao constatar que constatar que continua amarrado aos aplicativos Microsoft
devido a seus clientes...

--
Rúben Lício Reis

Linux Gamming Programming
Linux user #433535

=============

Parabéns... =]

Você chegou onde eu queria... =]

De que me adianta se o Linux é free, código aberto ou o escambau?

Funciona? Beleza... Então eu quero instalar e ter um sistema 100% funcional sem precisar mexer uma palha, como acontece no meu Windows: instalo o Windows, o Office, o MSN, o MediaMonkey e o ZendStudio e... Pronto... Os drivers o Windows mesmo já instala... Estou com um sistema 100% funcional sem esquentar a cabeça com dependências ou recompilar kernel ou qualquer coisa assim: Microsoft Update.

É isso que eu sinto falta no Linux. Quer instalar um programa? Terminal.

Quer configurar alguma coisa? Terminal.

Quer fazer alguma coisa? Terminal.

“Ah!!! Mas tem as ferramentas gráficas...”... que são condenadas por não desempenharem seu papel como a dupla console-vi...

Se eu quiser rodar meus jogos eu faço o que? Wine... E vamos ao terminal again...

É isso mesmo... Desculpem... O Linux ainda é muito técnico...

Eu quero instalar meus software na base do NNF... Não me adianta o sistema ser estável, robusto, gratuito, aberto, blá, blá, blá se eu tenho que aprender a usar... Se eu tenho que procurar versões compatíveis com o que todo mundo usa (.doc, .xls, .pst, .dbx, entre outros)...

Será que se parássemos de meter o pau na Microsoft e no Windows as coisas não seriam mais fáceis?

Nenhuma porcaria ficaria no mercado por 25 anos se realmente fosse porcaria. O Linux surgiu em 1991, quando o “Windows ainda era em modo texto” (DOS + Win 3.1x)... Podia ter desbancado facilmente naquela época, onde a dificuldade era idêntica...

Fica a pergunta: O Linux é tão bom assim ou vocês querem ser diferentes ou não querem reconhecer/respeitar o adversário?

Abraços!!

Davi Vidal

PS.: Minha participação nesse tópico se encerra aqui, visto que é bem provável que o nível baixe consideravelmente.