Re: Como migrar contas de email e seus email de um servidor para outro?

Adriano Maverick escribió:
> Ola!
>
> Estou migrando de servidor, Fedora 2 para Debian 3.1, no Servidor Debian
> já configurei o Postfix e esta tudo ok, minha duvida agora é:
> Como migrar contas de email e seus email de um servidor para outro?
>
> Obrigado!
>
> --
> Adriano de Souza Barbosa
> Msn: asb.intruder@gmail.com <mailto:asb.intruder@gmail.com>
Estou tendo que resolver o mesmo problema que você e fiz o seguinte
planejamento:

1) copiar o spool (/var/mail ou /var/spool/mail) do servidor antigo para
o novo.

2) copiar os diretórios creados pelos usuários para guardar o e-mail.

3) migrar os usuários de um sistema para outro.

Para o ponto 3 vou te recomendar o seguinte artigo:
http://www.cyberciti.biz/faq/howto-mov-migrate-user-accounts-old-to-new-server/.
Eu segui as intruçoes igualzinho diz aí e funcionou beleza. Vale lembrar
que assim você poderá migrar usuários do sistema (system users), se você
tiver usuários em banco de dados a coisa é diferente.

Para o ponto 1 é só mesmo usar um scp da vida e pronto, está copiado.

O ponto que requer mais planejamento é o 2 porque o Postfix (ou qualquer
MTA que você usar) nao tem nada a ver com esses arquivos. Eles serao
acessados pelo servidor IMAP/POP que você tiver instalado. Alguns
servidores deixam você configurar direitinho os diretórios onde serao
criados os diretórios dos usuários e, por outro lado, existem servidores
IMAP que complicam esse passo. Caso você ainda nao tenha escolhido um
servidor IMAP/POP, recomendo o dovecot.

Outro fato interessante do ponto 2 é que o Postfix pode estar num
computador e o servidor IMAP em outro, aí nesse caso você tería que
copiar os diretórios dos usuários para esse outro computador. Preste
atençao que esses diretórios nao se tratam do home, mas sim dos
diretórios criados para e-mail (folders como dizem alguns programas).

Numa das etapas do passo 1 você vai copiar o home dos usuários e se os
diretórios de e-mail estiverem aí, você já mata um 2 pássaros com um
tiro só.

Bem, boa sorte e diz pro pessoal da lista como foi a migraçao.

Até mais.
--
Miguel Da Silva
Administrador de Red