Re: Lista de Compatibilidade com Hardwares

OFF

Eu normalmente sempre pergunto ao fabricando ou ao revendedor por suporte ao linux, mesmo no caso de software e mesmo que saiba que não vou comprar o produto.
E recomendo a todos que façam o mesmo. Porque quanto mais o mercado vir que ter suporte a linux é essencial, mais teremos produtos com suporte a linux, e maior atenção o linux ganhará no mercado...

Abraços,

Rúben

On 1/20/07, Maxwillian Miorim <miorimmax@gmail.com> wrote:
On 1/20/07, Samuel Siqueira <samuelsiqueira@gmail.com> wrote:
> Não encontrei a HCL do Debian, por isso pergunto diretamente:
> O Debian está 100% compatível com a placa-mãe DG965SS da Intel?

Eu não costumo usar HCL das distros, para ver a "compatibilidade" eu
sempre faço o seguinte:

1 - Dou uma olhada em http://www.tldp.org/HOWTO/Hardware-HOWTO/ ,
página que é indicada pelo Debian[1] (mas acabo usando para o
Slackware também :P ):

"What hardware is supported?

Debian will run on almost all personal computers, including most older
models. Each new release of Debian generally supports a larger number
of computer architectures. For a complete list of currently supported
ones, see the documentation for the stable release.

Almost all common hardware is supported. If you would like to be sure
that all the devices connected to your machine are supported, check
out the Linux Hardware Compatibility HOWTO.

There are a few companies that make support difficult by not releasing
specifications for their hardware. This means you might not be able to
use their hardware with GNU/Linux. Some companies provide non-free
drivers, but that is a problem because the company could later go out
of business or stop support for the hardware you have. We recommend
that you only purchase hardware from manufacturers that provide free
drivers for their products. "

2 - Entro em http://www.google.com/linux e faço uma busca tipo
"+hardware +linux" (hardware é o nome do dispositivo, no teu caso
DG965SS), vejo se há muitos problemas com o hardware e etc.

3 - Depois de ter uma visão de como o hardware funciona no Linux entro
no site do fabricante, pesquiso os detalhes sobre o produto (na
maioria das vezes o alvo é o chipset). Com isto em mãos posso
determinar quais módulos do kernel preciso, se preciso de um software
adicional e etc.

4 - Entro em contato com o fabricante e verifico se há suporte a Linux
e se é especifico para uma ou outra distro (não suporte de "funcionar
no linux" mas suporte técnico propriamente dito). Faço isto porque uma
vez um servidor da HP apresentou problemas, na primeira ligação disse
"é um Debian 3.1 "Sarge com kernel 2.6.13" e o atendente respondeu
"damos suporte apenas a RedHat". Desliguei, liguei denovo e disse
"estou usando RedHat Enterprise 3", aí ele me falou o módulo que
precisava carregar. Eu recompilei o kernel do Debian com este módulo
(nunca existiu um Redhat :D) e funciona perfeitamente até hoje.

OBS: Este processo geralmente consome cerca de 3 a 4 horas, mas é bem
menos tempo que ficar tentando fazer funcionar depois de comprado :)

[1] http://www.debian.org/intro/about#hardware

--
Maxwillian Miorim <miorimmax@gmail.com>
----