Re: off topic - Openvpn e Debian + Speedy

Marcos Lazarini wrote:
Em 14/01/07, Vinicius De Mario<debian@git.eti.br> escreveu:
Instalei umservidor de arquivos, usando Debian Etch, com Samba
configurado para PDC e instalei o openVpn da distribuição.

Tudo configurado e, em princípio, tudo funcionando. O acesso a internet
é via Speedy (estou em Sampa).

Notei que a conexão de cliente do openVpn apresenta muita variação na
velocidade, tanto sendo um cliente Windows XP, como linux. No linux o
navegador de arquivos chega a travar qdo está apenas aduirindo a árvore
do diretório (browse).

O servidor é parrudo e não imagino qualquer problema de desempenho
(memória de 1GB, usando uns 200MB e CPU's coçando...).

Então imagino que deve ser a conexão, que no caso do speedy é
assimétrica, dando porcos 128kb de upload.

Deixa um ping rolando em paralelo p/ ver se ele atrasa muito...
(se puder, nos dois sentidos).

Estive investigando e descobri que o Virtua em Sampa oferece conexão
simétrica de, p.ex., 600kb.

Gostaria de saber se alguem da lista tem alguma experiencia com este
assunto, para trocarmos uma idéia.

O uso principal da conexão será para acesso a uma base de dados
proprietária de um aplicativo financeiro. Ainda não tenho idéia do uso
de banda, não testei, mas já me preocupo com a lentidão apresentada.
Seria o Virtua, dentre as opções de baixo custo, uma boa alternativa ao
speedy da Telefonica ?

Agradeço qualquer ajuda e peço desculpas pelo off-topic

Estou em campinas, e o Virtua 2Mbps vinha com upload de 300kbps, mas
de um tempo p/ cá (1 ou 2 meses), notei que o upload aumentou p/
600kbps... não sei se por engano ou de propósito Eu considero essa uma
boa taxa de upload.

OK, 300k já é muito melhor que 128k.
Estou tendo problemas com a rede interna, os clientes windows (tudo XP) estão apresentando lentidão para se conectarem ao server e mesmo de uma máquina para outra. Estou lendo cuidadosamente o Samba How-to e assim que resolver isto vou testar a conectividade via openvpn.

Vinicius

--
leia:

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=42787