Re: Configurando Samba

On 01/12/2007 05:12 PM, Vinicius Sandim wrote:
> Ola Pessoal, bom dia a todos,
>
> Sou iniciante no pinguim e gostaria da ajuda de voces, estou
> configurando um servidor de arquivos com estações windows,
> andei lendo uns tutoriais na internet sobre o mesmo e acho
> que até consegui muita coisa.. rsrsr.. mas é o seguinte...

	Quando o assunto é Samba, a leitura do [1]Samba HOWTO é
mais do que recomendada, outro documento interessante é o [2]Samba
By Example.

  1. http://samba.org/samba/docs/man/Samba-HOWTO-Collection/
  2. http://samba.org/samba/docs/man/Samba-Guide/

> Segue meu arquivo smb.conf
[...]
> [Firebird]
> comment = Pasta de Banco de Dados Firebird 2.0
> available = yes
> path = /home/grupob/Firebird
> public = yes
> browseable = yes
> writable = yes
> read only = no
> create mask = 0700 #(terão a permissão rwx somente para o root)
> directory mask = 0700

	As permissões não serão só para o root, serão só para o
dono, o que é ligeiramente diferente, já que este diretório é
público, ou seja, qualquer um (até mesmo o 'guest') pode gravar.

> [Vinicius]
> path = /home/vinicius
> available = yes
> browseable = yes
> public = yes
> writable = yes

	Porque você não usa o compartilhamento [homes]?

> [Arquivos 1]
> path = /media/hdb1
> available = yes
> browseable = yes
> public = yes
> writable = yes

> A pasta Firebirde eu consigo acessa-la normalmente das estacoes
> com seus usuarios, mas nao consigo gravar nada, nem alterar.,

	Verifique o sistema de arquivos, as permissões do unix
também precisam estar corretamente configuradas.

> ja a pasta Vinicius, que é a pasta do meu usuário eu consigo
> faze-lo, a Pasta Arquivos 1, que equivale a um HD onde esta
> instalado o WindowsXP eu nem consigo acessa-la...

	Ela está montada no /media/hdb1? Com quais permissões?

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)