----- Mensagem original ----
De: Tiago Saboga <tiagosaboga@terra.com.br>
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2007 18:50:46
Assunto: Re: Localizar computadores na rede local

On Wed, Jan 10, 2007 at 06:28:06PM -0200, Felipe Augusto van de Wiel (faw) wrote:

>     Você pode usar o cheops ou pingar IP por IP. Ou olhar o log do
> servidor DHCP, não há muito o que fazer, o melhor é configurar alguma
> forma de DHCP por MAC, ou ter um BIND que aceita atualizações dinâmicas.

Curioso. Isso não é, então, um problema comum? Até onde entendi, infelizmente, o meu modem
(speedstream 5200) não faz dhcp por mac.

Nunca usei o cheops, mas fiz uma busca por arp e encontrei o arpalert, com o qual acho que
seria possível fazer um script que detectasse os macs e configurasse os hostnames a cada
vez. Mas acho que vou optar pelo caminho mais simples, e colocar os computadores que
precisam ser acessados (2) com ip fixo na rede interna.

Obrigado a todos,

Tiago.