Substituir W2k com AD por Debian com OpenLDAP

Olá lista,

na empresa onde trabalho temos um servidor Windows 2000 Server com
Active Directory como controlador de dominio.

Como um Upgrade está sendo necessário, estamos estudando a possiblidade de
migrar para Linux.

Por se tratar de AD que Debian + OpenaLDAP resolve, pois, o AD somente autentica os usuários no Dominio.

E também é usado como:

Servidor de Arquivos (Diretórios compartilhados com arquivos .doc, .xls, .pps .txt); Servidor Programas(Diretórios compartilhados com arquivos .exe de onde só puxo um atalho para as estações);

Utilizo Debian em minha casa como desktop para desenvolvimento em java + Firebird.
Na empresa uso Win2000 + Delphi + Firebird.

Será que podem me ajudar com um algum tutorial ou dicas ?
O que mencionei acima será que supre as necessidades ?

Desde já agraço a atenção.

--
Wagner Porto
GNU/Linux Debian