Re: Autenticando usuários via LDAP?

On 11/09/2006 11:00 AM, Adriano Maverick wrote:
> [...]
>
> Estou pesquisando sobre como autenticar usuários via LDAP no Debian 3.1,
> encontrei alguns links:
>
> Autenticando usuários via LDAP no Conectiva 10
> (http://www.ldap.org.br/modules/ldap/files/files///ldap_users_CL10.pdf)
>
> e o Debian GNU/Linux autenticando em um servidor OpenLDAP
> (http://www.leoserra.uaivip.com.br/leonix/documentacao/openldap-autenticacao-cliente.html
> <http://www.leoserra.uaivip.com.br/leonix/documentacao/openldap-autenticacao-cliente.html>)
>
> Qual tutorial seguir?
> Neste segundo tutorial vou ter o mesmo resultado do primeiro?

	Minha consideração é que você compreenda o LDAP antes de
fazer a implementação dele. Alguns paradigmas mudam e você tem uma
nova visão de organização da rede. Por isso, somente seguindo
tutoriais você vai ter uma dor de cabeça extra, pois o LDAP embora
não seja complicado não é tão simples como a maioria dos serviços.

	O Wiki do Debian tem bastante informação sobre LDAP:

		http://wiki.debian.org/LDAP

	Outra leitura obrigatória é o OpenLDAP Admin Guide:

		http://www.openldap.org/doc/admin23/

	E um livro que pode ajudá-lo é "LDAP para Cientistas de
Foguete", que está em inglês, tem licença aberta e uma abordagem
bem interessante do tema.

		http://www.zytrax.com/books/ldap/

	Não sei se os tutoriais vão te dar o mesmo resultado, isso
vai depender da sua configuração e da sua estratégia de implementação.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)