Re: Sobre a conduta na lista (era: Re: [OT] Ceeeerto...)

Olá

Em Quinta 09 Novembro 2006 08:15, Sávio Ramos escreveu:
> "Nunca mande sua mensagem em HTML; em vez disso use texto comum."
>
> Esta proibição não está no senso comum, pelo menos 50% das mensagens
> são neste formato. Não entendi o porquê da proibição. Imagino que seja
> mais fácil administrar mensagens somente em texto.

Ramos, e-mails HTML são uma dor de cabeça antiga, hoje a maioria dos MUAs são
espertos e conseguem ler e-mails HTML, não seguem links externos, não
carregam arquivos sem permissão, etc. mas nem sempre foi assim. E em uma
lista quando se esta falando para centenas se não milhares de participantes
não da para garantir que todos tenham os mesmos recursos muitos podem estar
usando MUAs antigos ou que por opção não tem suporte a HTML, dai por uma
questão de respeito aos outros o melhor é escrever em texto puro mesmo, assim
você garante que ninguém vai ter problemas para ler suas mensagens.

Outro motivo é que um e-mail em HTML é muito maior que um e-mail texto puro e
em uma lista grande acaba onerando o servidor, ainda mais se tiver coisas
como figura de fundo, etc. (acho que ninguém mais faz uma barbaridade dessas
hehe)

Ainda sobre o formato dos e-mails, a única concessão que eu faço a mim mesmo
quando mando e-mails para a lista é quanto ao uso de acentuação. Eu acredito
que hoje em dia não há mais problemas em se decodificar os acentos em um
e-mail e os MUAs tem obrigação de lidar com isso, mas já houve época em que
eu mandava e-mais sem nenhum nenhuma palavra acentuada pelo mesmo motivo que
hoje não mandamos mensagens em HTML, todo mundo conseguir ler sem
transtornos.

--
Cesar Gimenes