Re:[OT] Duvidas sobre Carreira Profissional

Jefferson:

Se vc quer se especializar, o melhor que vc pode fazer é estudar. Vc
já começou pelo caminho certo.

Agora, qual é a melhor forma de se especializar?

Eu recomendo um curso de graduação, com pelo menos 4 anos, em alguma
faculdade de prestígio. Universidade públicas, ou universidades
particulares de grande prestígio são as melhores opções.

Ainda assim, nem td mundo te esta possibilidade, mas eu continuo
insistindo, invista em educação superior, é o melhor que vc faz.

Mesmo investindo em um curso superior é interessante vc se
especializar dentro da sua área. Procure fazer matérias optativas na
área que vc mais se interessa, procure participar de projetos
acadêmicos e de software livre. Sempre tem alguem precisando de ajuda.

Nas boas universidades vc vai ter contato com diversas plataformas,
Unix, linux, solaris, AIX, e até mm windows. Procure conhecê-las, mas
prepare-se, o mercado costuma a se polarizar entre windows e os
diversos tipos de Unix.

Existem também os cursos livres, aqueles oferecidos pela Impacta ou
pela 4Linux, em SPaulo. Procure instituições conhecidas por oferecer
cursos livres voltados para o público técnico, fuja de cursinhos de
linux oferecidos por escolas que oferecem cursos básicos para o grande
público.

Além dos cursos livres ainda existem as certificações. Não são
cursos, mas certificam seu conhecimento, abrindo caminho no mercado de
trabalho se vc não tem formação específica (superior) ou se a formação
não pôde ser boa suficiente.

Ah, já ia me esquecendo, uma vez formado vc também tem a opção de
fazer cursos de especialização, as chamadas pós-graduações lato sensu
(sem tese), e as stritu sensu (com tese). Prefira a segunda, apesar de
te tomar mais tempo vc ganha maior especialização acadêmica (Mestrado,
Doutorado, Pós-Doutorado, Nível Docência, etc).

Vc tá indo no caminho certo. Tomando providências para estudar e se
especializar, parabéns, e sucesso.

Fabio