Beagle / Kerry

Olá Fábio,

Instalei aqui também o beagle, junto com o kerry, e vou fazer alguns
comentários adicionais.

Em Terça 24 Outubro 2006 23:32, Fabio Guerrazzi escreveu:
> Eu instalei o beagle aqui (etch) e fiz alguns testes.
>
> Vou falar como eu fiz para deixar documentado:
>
> - Chequei o suporte do kernel para inotify e "extended attributes":
> $ cat /boot/config-2.6.18.1-fg |grep INOTIFY
> CONFIG_INOTIFY=y
> CONFIG_INOTIFY_USER=y
>
> $ cat /boot/config-2.6.18.1-fg |grep CONFIG_EXT3_FS_XATTR
> CONFIG_EXT3_FS_XATTR=y
>
> Este suporte é opcional, desejável e padrão a partir do kernel 2.6.14.

Daonde você tirou estas informações? Após instalar o beagle e o kerry, li o
que tinha em /usr/share/doc/{beagle,kerry} e não vi nada a respeito. Ou
melhor, vi algo sobre os XATTR, mas não entendi direito, achei o
arquivo /usr/share/doc/beagle/README.Debian muito confuso (por exemplo, a
primeira frase contém um also, ou seja, também - falta alguma coisa que vinha
antes disso...).

> - Coloquei uma entrada sid no sources.list

Para ter uma versão mais atual? Estou usando a versão que está no etch e não
vi problemas até agora.

> - Instalei o beagle. Foram 11MB de download.
>
> - Editei o /etc/fstab para habilitar o "extended attributes":
> /dev/hdd1  /home    ext3    defaults,user_xattr   0   2

Ainda não fiz, e queria saber se ele vai ser capaz de usar esses atributos se
não for rodado como serviço. Não achei nenhuma informação a respeito.

> - Remontei a partição /home:
> # mount -o remount /home
>
> - Iniciei o daemon mandando o beagle indexar o /home:
> $ export BEAGLE_EXERCISE_THE_DOG=1
> $ beagled

E essa tal variável? Magia pura...

> Primeiras impressões:
> Fiz pesquisas com beagle-search. A indexação dele é lenta porém completa.
> Buscou dentro de arquivos pdf, .doc e até mpg!
> Acredito que ele seja para kde e não gnome: cliquei em um diretório e ele
> abriu o konqueror.

Bem, conforme a página indicada aqui na lista, é um projeto que faz parte do
gnome (até porque, segundo a página de manual, é um projeto da Novell, que se
não me engano decidiu apoiar o desenvolvimento do gnome).

A pesquisa me agradou também, mas fiquei sem saber qual a melhor forma de usar
o programa. O kerry (interface para kde) inicia ele mesmo o daemon, e não sei
nem se ele pode se conectar a um daemon já em andamento. De qualquer maneira,
me parece que há um bug no pacote debian: a página de manual diz que o ideal
é o beagled ser lançado na inicialização da máquina, mas o pacote debian não
vem com script de inicialização.

Tiago.