Problemas com compartilhamento NFS

Boa tarde,

Ambiente

compartilhamento nfs no servidor

/dados          10.14.26.0/255.255.255.0

dentro de /dados temos:

../dir1   permissões 770  dono root   grupo dir1
../dir2   permissões 770  dono root   grupo dir2
../dir3   premissões 770  dono root   grupo dir3

nos homes dos usuarios foi criado o .gnomerc para forçar a a permissão dos arquivos.

umask u=rwx,g=rwx,o=rx

Vamos ao problema.

se tenho um usuario  com  os seguintes  acessos

uid=1031(flamarion) gid=1095(dir1) grupos=1095(dir1),1097(dir2)

teoricamente ele teria acesso de leitura escrita e execução dentro das pastas ../dir1 e ../dir2

O que acontece é que a pasta ../dir2 aparece com o acesso liberado para o usuario porem o mesmo não consegue ter acesso aos documentos nela contidos, lembrando que todos os documentos da pasta dir2 estão gravados com permissões 770 e o grupo dir2. Mas na pasta dir1 que tem as mesmas permissões que a dir2, porem o grupo ser dir1 o usuaio tem acesso normalmente.

Ja me disseram que com o PAM eu conseguiria resolver o problema, mas eu acho que com o nfs+nis da pra resolver tambem. Até por que eu teria que estudar o PAM e implementar e como ja tenho o nis+nfs funcionando gostaria de saber se tem alguma solução.

Creio que fui claro.

Atenciosamente.

--
Flamarion Jorge