suspend-to-disk em desktops

Eu tenho um desktop que quero que tenha o suspend-to-disk. Usando o Hibernate do gnome 2.14 funciona mas eu preciso ter este controle via linha de comando, para que o nobreak APC (com o apcupsd já funcionando) dispare. Eu tentei o /etc/acpi/hibernate.sh e este não funciona (nem consegue desligar). O problema do Gnome (mesmo usando o dbus) é que é preciso que uma sessão gnome esteja rodando e isto eu não posso garantir (o usuário pode estar rodando o XFce ou o KDE).

Alguém já tentou isto ?

Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física
Universidade Federal Fluminense
Ubuntu/Debian GNU/Linux i386,alpha,amd64