(mysql)erro 1045: acesso negado ao user

estou tendo problemas com o mysql. ja tive esse problema antes... mas faz muito tempo e nao me lembro como controna-lo.
bem, estou montando uma soliucao de correio em debian , e estou empacado.
quando dou esse comando:
mysql -D postfix -p
e ponho o passqord que deveria ser me retorna esse erro:
ERROR 1045 (28000): Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: YES)

quando dou um -u postfix -p entra normalmente

dai tentei tb com o root, so por desencargo de consciencia. e retorna:
ERROR 1045 (28000): Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: NO)

ja tentei algumas solucoes na net, mas nenhuma ate agora rolou.