Re: MIGRAR DE OPENBSD x LINUX

Pessoal, qual seria a vantagem (desvantagem?) em migrar do openbsd
para o linux? o linux faz controle mac, o open nao, o linux tem um
controle de banda mais administrável q o open, alem disso, qual seria
outra vantagem (ou desvantagem) em fazer essa migração?
Isso é bem relativo. Há situações em que eu considero o OpenBSD mais
apropriado, assim como há situações onde é melhor usar o Linux. Há
vantagens no OpenBSD como o carps (que eu ainda não consegui fazer
funcionar no Linux...) e a alta segurança (os pacotes padrão (não os
ports) são submetidos à testes mais rigorosos e auditorias mais
paranóicas que a versão stable do Debian). No Linux há uma gama muito
maior de softwares, porém a implementação de segurança fica mais
complicada: até hoje não consegui fazer funcionar RSBAC+GRSecurity,
por exemplo; implementar SELinux depende de milhões de comandos,
patches e quem sabe sorte e um pouco de magia negra com a linguagem M4
das regras e assim por diante. Os ciclos de desenvolvimento também são
mais curtos no Linux e para o pessoal não habituado à criação de
pacotes fica mais simples usar uma distribuição que tenha um apt-get
ou algo do tipo. Outra grande vantagem do linux é o número de
universidades e grandes empresas que apoiam projetos, que se
comparados com os BSDs, em número, são muito poucos (embora coisas
muito importantes como o OpenSSH e o OpenSSL venham do OpenBSD, por
exemplo).

No que diz a hardware já tive situações inusitadas onde pude instalar
o OpenBSD numa controladora ICH7 da Intel em menos de 20 minutos
enquanto levei quase 3 dias para customizar o cd de instalação do
Debian para colocar um kernel superior ao 2.6.11 que suporta esta
controladora (muito comum nos servidores da Dell).

Falando em Debian, outra grande vantagem no Linux seria a
distribuição, eu por exemplo tenho sempre duas aqui.

Tem também o fator mais decisivo: qual o administrador prefere e sabe
melhor usar. Faça a escolha, teste o suficiente ambos e decida-se.

No mais aquela coisa bem básica do tipo "samba+ldap" sai funcionando
legal em ambos.

--
Maxwillian Miorim <miorimmax@gmail.com>
----

Todo software em C deveria iniciar com um:
#ifdef WIN32
 printf(" Hey, what about a real OS?\n ");
 exit(1);
#endif