Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

hamacker wrote:

Depende de que tipo de magnetismo estamos falando, se estivermos falando magneto-optical semelhante ao zip drive eu diria OK, mas se estamos falando de magnetico mais comum semelhante as DAT eu diria depende, é muito comum depois de um tempo de uso duma unidade DAT ela sair de alinhamento (igual a unidade de floppy) e quando isso ocorre as DATs sao lidas/recuparadas 100% do que foi criadas nelas, mas se voce pegar seu tape e levar para outra unidade é pouco provavel conseguir restaurar 100%. Resumindo, a unidade DAT não é lá tão "transportável" de unidade para unidade e não é qualquer programa que pode ser usado. Nisso as DLTs sao melhores por serem "transportaveis"

As DATs tem seu disco (tape) até barato, o custo por MB é equivalente ao DVD, porém a unidade DAT é em torno de R$ 4.000,00 enquanto a unidade DVD custa dez vezes menos. Por aqui, as DATs sao guardadas num cofre especial e mesmo assim tapes de 4 anos atras começam a ter problemas, tem tape que voce precisa passar 2 vezes o tape de autolimpeza porque antes de chegar a metade do caminho já sujou o cabeçote de leitura. Então, tudo depende mesmo é do custo/beneficio. As DLTs ainda são muito caras, uma única unidade de 80GB duma DLT tem valor equivalente ou maior que um disco 120G!

Não sei em relação ao custo, mas vejam alguns artigos:

Burned CDs Last 5 years Maximum
<http://computerworld.com/hardwaretopics/storage/story/0,10801,107607,00.html>
Computerworld has interviewed Kurt Gerecke, an IBM storage expert and physicist who claims burned CDs only have a two to five-year lifespan, depending on the quality of the CD.

New Gold KODAK CD and DVD Safely Store Data, Photos, Music, Videos for 80 to 300 Years
http://www.cdfreaks.com/news/13323
New 24-karat gold CD-Rs and DVDs that extend the storage life of data, music and images for many decades are being introduced [...]

--
Marcos