[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Instalar o Debian Etch sem conexão a internet



Renato S. Yamane wrote:

Pessoal,
eu fiz o download dos 3 DVDs do Debian Etch, totalizando quase 11Gb.
Tentei instala-lo em um notebook Toshiba M45-S355, onde a placa de rede não
foi ativada e consequentemente não foi possível obter o IP via DHCP durante a
instalação, ficando assim sem acesso a internet.

Durante a instalação o Debian insiste em fazer a instalação procurando por um
mirror mais próximo, o que é impossível, já que eu fico sem conexão a
internet!
11Gb não é suficiente? Porque é necessário acesso a internet para fazer a
instalação do Debian??

Alguém poderia me informar o procedimento para que o instalador utilize o
conteúdo dos 3 DVDs ao invés da internet?

Renato e demais,
Mas quanta tempestade nessa thread, não?


Renato, o hardware do seu micro é bastante recente e não é reconhecido pelo kernel do sarge (2.6.8 - notadamente a controladora IDE, q é reconhecida como SATA). Então esqueça.

O instalador do Etch (beta2) estava com alguns problemas, então nem testei - até pq também descobri que a placa de rede (essa b*sta de marvell yukon) só tem suporte nativo no ultimo kernel lançado (2.6.16 - e ainda é experimental) e certamente não estaria nessa imagem um pouco mais antiga.

Uma boa referência p/ ver o panorama:
http://gentoo-wiki.com/HARDWARE_Toshiba_Satellite_M40X
Sobre a placa de rede:
http://gentoo-wiki.com/HARDWARE_sk98lin

(uma dica: o gentoo é onde as coisas aparecem primeiro, vale a pena procurar por lá também)

A solução que eu fiz foi usar o daily-build da imagem net-install do instalador, que veio com o kernel 2.6.16-1 - utilizando os workarounds da errata foi possivel instalar de boa. O netinst é justamente p/ vc nao ter q ficar baixando gigas e mais gigas, mesmo que a placa de rede não funcionasse, ele ainda deveria poder instalar o mínimo - que foi o que fiz.

http://cdimage.debian.org/cdimage/daily-builds/daily/arch-latest/i386/iso-cd/


O truque é que a distribuição testing ainda está com o kernel 2.6.15 (que foi instalado e carregado no primeiro boot) mas q não tem o módulo experimental da placa de rede (sky2). Segundo a pagina do gentoo acima, vc tem duas opções - e eu preferi pegar o .deb do kernel 2.6.16 do unstable e instalar na mao (dpkg -i k_2.6.16.deb). No boot seguinte a placa de rede já estava operacional, devidamente reconhecida por hotplug/discover e etc. Realmente me surpreendeu :-)

sobre as outras coisas (leitor SD, wireless, etc), não saberia dizer, só testando mesmo.


No seu caso, talvez seja interessante utilizar o comando de boot 'expert26' e nao o 'install26', ai acho q ele te dá mais controle sobre o processo de instalação e permite não acessar os repositórios da internet. Mas de novo, eu não usei a imagem do beta2, e sim a do daily-build - que, convenhamos, é *potencialmente* mais instável do que as outras, mas funcionou redondo.



Agora, essa de vc tentar instalar de cara o linux no notebook sem verificar se a distro tinha suporte é arriscado mesmo, hein? Ainda mais note (esse modelo então em especial é meio novo), que está sempre ali, na 'frente-de-onda' da tecnologia, precisando do último avanço... eu sempre tenho meu Knoppix aqui em mãos, pra emergencias (se bem q com kernel 2.6.12 a IDE rola, mas a eth0 nao ia funcionar)


Bom, espero que vc não desista assim tão fácil do debian :-) Depois que essa etapa foi vencida, o resto veio muito mais fácil do que eu esperava... até a aceleração 3D dessas placas de video intel q achei q ia ser pé no sac* foi super tranquila. E eu instalei toneladas de programas no micrinho e não baixei nem 1.5 Gb de pacotes.... realmente, acho as imagens de DVD importantes só pra quem não vai ter conexão rápida.



Qquer coisa, tamos ai.

--
Marcos



Reply to: