Re: pq o automount trava a midia as vezes?

Historiadores acreditam que em Quinta 02 Março 2006 20:18, apometron escreveu:
> Aconteceu agora ha pouco, estava tentando assistir DVD comercial
> pelo Linux e nao estava conseguindo, ai lembrei que tinha que
> devolver ateh meia noite, ai umount /dev/cdrom (ele gosta de
> montar dvd como cdrom hehehe) e nada. duas, tres, quatro vezes
> e nada. ai control-esc, vi o pid do servico, kill nele. Ai ele
> resolveu que podia cospir a midia para eu devolver. heheheh
>
> Como eh que acontece uma situacao dessas?
>
> Queria entender para nao deixar mais acontecer.

Olá a todos...

Isso me lembra certa vez que meu irmão mais novo botou um DVD porno no meu PC
com Linux e não conseguiu mais tirar...

O que acontece é que o Linux não "libera" o ponto de montagem do dispositivo
se algum processo no sistema estiver utilizando-o. Para saber quais processos
estão "utilizando" determinado ponto de montagem, utilize o fuser, assim:

# fuser -m /mnt/cdrom

Onde "/mnt/cdrom" seria o ponto de montagem do cdrom, por exemplo. O comando
deve retornar os "pids" dos processos envolvidos.... qualquer coisa, kill
neles =P

---
Marcos S. Trazzini