Tocadores de vídeo todos doidos

Olá a todos,
minha máquina (um k6-II 500MHz com 184MiB RAM e vídeo Trident CyberBlade 3D) rodando Debian SID com Xorg tem um comportamento muito estranho, quando coloco qualquer tocador de vídeo para tocar qualquer vídeo seja lá qual for o formato o que ocorre é que a tela do computador (estou usando o Gnome) fica dividida em 6 colunas todas com o mesmo conteúdo (que o equivalente à primeira coluna do vídeo).
	A única maneira que vejo para tocar um vídeo é dando em linha de comando  :

#mplayer -vo x11 filme.xyz

se executo mplayer filme.xyz,
o resultado são as 6 colunas iguais novamente.

Alguém conhece alguma solução, sabe dizer porque isso acontece ?

Obrigado
Flávio Alberto Lopes Soares