Re: [off-topic] Instalação de servidores

* Marcos Ferreira (marcaobv@gmail.com) wrote:

> Olá para todos! Desculpe o off!
>
> Pintou uma oportunidade instalar e configurar uns servidores (samba,
> firewall, dns, proxy e e-mail), mas não tenho idéia de quanto cobrar e
> como fazer uma proposta. Será que alguém poderia me dar uma dica ou se
> tem algum modelo de proposta? Desde já agradeço, Marcos

Formate um texto técnico com o detalhamento de cada serviço a ser
prestado (se você não matou as aulas de redação, vai ser fácil).

O preço vai depender de quão difícil será o serviço somado à taxa de
risco para a garantia. Um exemplo: se for um servidorzinho para seu
cunhado, umas brahmas geladas paga. Se for um servidor para uma pequena
rede de uma loja de departamentos, que alí vai rodar um PDV ou um ERP,
dá para cobrar mais porque o serviço precisa ser confiavel. MAs se for
um servidor para uma casa de câmbio, cuja informação de que horas
chega o malote com os dolares não pode vazar para que nenhuma quadrilha
arme um assalto, aí eu nem pegaria o serviço! Ou quem sabe eu nmão o
repassasse para uma EMPRESA do ramo e pegaria uma parte do serviço, como
a instalação do Debian.

Em resumo: seja profissional na hora de fazer a proposta, levando em
conta o treinamento dos usuários e fatores correlatos, para depois você
não ficar se sentindo explorado. Geralmente este sentimento, de que se
está sendo explorado, é responsável por grade parte da conduta
anti-profissional no nosso meio, pois na hora que o cliente liga falando
que tem um problema, você manda ele praquelelugar porque a grana não
compensou a chateação. Pensen também nos riscos de se fazer uma cagada e
expor o cliente, o que pode lhe render até processo judicial.

--
"Esta mensagem, incluindo seus anexos, não contém nenhuma informação
confidencial, pois se fosse pra ter não poderia ser trafegada por e-mail