Organização pós instalações

Olá galera!

Ao instalar  programas sem a utilização do apt-get ou de pacotes ".deb", precisamos sempre fazer alguns ajustes finais... do tipo: inclusão do programa ao path, permissões do(s) arquivo(s), criação de ítens de menu... uma série de procedimentos que sem dúvida exige uma certa organização.

Hoje já consigo me virar com esses procedimento, mas não sei se são os padrões ou se são da melhor forma possível. Talvez não se trate de um padrão exatamente, mas sim da forma que cada pessoa trabalhe... mesmo assim conto com sugestões de quem tiver experiência.

A seguir minhas dúvidas:

1. Incluir comandos no path
a) recomendável adicionar os programas novos no path?
b) criar link do executável para uma pasta que já esteja no path ex:"/usr/local/nomedoprograma" ou incluir o diretório do programa no path?
c) como incluir um diretório no path de forma global (valido para todos os usuários).

2. Local de instalação
a) costumo instalar todos os novos programas em /usr/loca/nomedoprograma. Recomendado?

3. Permissão de arquivos
a) Qual a melhor forma de dar permissão aos os arquivos para que todos possam acessar de forma segura, sabendo que NEM TODOS os arquivos não podem ser completamente permitidos.

4. Criação de ítens de menus para todos os gerenciadores
a) Atualmente utilizo o recurso de sistema de menu do debian, segue link de maiores detalhes: http://www.em.pucrs.br/manuals/debi_pratico/ch-menu-usar.html

5. Inicialização automática de programas em gerenciadores
a) alguns programas (ex: amsn) qdo instalado pelo apt-get, após sua primeira execução,  ele passa a iniciar automáticamente quando me logo com kde, mas o mesmo feito não ocorre quando instalo o mesmo pelo compilado ou por script.

Agradeço muito pela colaboração de todos que poderem me ajudar e se tiver mais algo importante que não menciosei fiquem a vontade.

[]'s
Fábio

Dê uma espiadinha e saiba tudo sobre o Big Brother Brasil.