Re: Usando RSync

On Thu, 5 Jan 2006, Datacom - Tavares wrote:

> cara, vais ter que estudar a fundo o rsync para backup...
> backups sao coisas vitais, nao tem como fazer de qualquer jeito...

Nem e' tao complicado assim, va' no google e procure por
backup with rsync
clique em estou com sorte e tera acesso a um bom e simples artigo que fala
dos principais truques pra usar o rsync.

> dica, verifique a possibilidade de usar o unison.. tenho usado ele e eh
> melhor em alguns quesitos e talvez ateh mais facil de configurar..
> o unison dah chance de voce utilizar uma interface grafica, se
> quiseres.. o que ajuda muito na restauracao de arquivos ..

La vem de novo a historia do unison... :-)
Vou colar um pedaco do FAQ:
" Rsync is a mirroring tool; Unison is a synchronizer. That is, rsync
needs to be told ``this replica contains the true versions of all the
files; please make the other replica look exactly the same.'' Unison is
capable of recognizing updates in both replicas and deciding which way
they should be propagated."

Ou seja, se vc nao tomar cuidado, o comando de fazer o backup vai
restaura-lo.... O rsync tbm pode fazer isso, mas vc diz explicitamente o
sentido dele, ja' o unison decide sozinho - o que eu acho perigoso pra um
backup. Tem que ter bastante certeza mesmo do que ele faz...

--
Marcos