Re: Sistema falhando ao reiniciar

On Mon, 09 Jan 2006, Fabio Guerrazzi wrote:
> Aqui no meu etch aconteceu *apenas* 1 vez esse problema de inicialização.

Por enquanto.

> Quando aconteceu o relógio da BIOS foi alterado bastante (6 horas menos),

Passou por duas conversões de UTC para BRT, então (que não deveriam ter
ocorrido).

> pelo que eu entendi pelo /etc/init.d/hwclockfirst.sh. Fui na BIOS e voltei
> para o horário local. Meu /etc/default/rcS já está com TC=yes. E o

Se tem UTC=yes, então o relógio da BIOS *TEM* que estar em UTC... e não em
horário local.  Se por em horário local, o Linux dá boot com duas horas de
atraso.

Por acaso você usa Windows e o windows tem algum programa de corrigir o
relógio rodando?  Se colocar o relógio em UTC, imediatamente diga para o
Windows que tua timezone é UTC (e ajuste o relógio de novo).

> Mesmo assim devo colocar o relógio da BIOS em UTC (2 horas mais)? Ou este
> problema só é sério quando /usr está em partição separada?

Mova hwclockfirst.sh para S05 em /etc/rcS.d e *se /usr estiver na partição
raiz*, você poderá utilizar o relógio da BIOS em hora local (mude para
UTC=no em /etc/default/rcS).  Caso contrário, mudar o relógio para UTC é o
jeito por enquanto (a alternativa é ainda mais confusa, e está descrita no
bug report que mencionei).

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond