Re: erro em impressao na rede

Em 13/12/06, Erico Schuch<erico@tortelli.com.br> escreveu:
Meu, vc instalou o unix like print na maquina windows ? (aquele pacote
lpd do proprio windows)
E como ficou as configs do lp no linux ?
Quebrei a cabeça tentando imprimir gráficos, mas não foi nem a pau.
Tens algum howto ou me dah algum caminho assim eu testo isso de novo !

Extraído da FAQ do BR-CDD.   ;)

Como faço para imprimir em uma impressora compartilhada em uma estação
com Windows 2000/XP?

Existem dois meios de se realizar essa tarefa: via Samba e via LPD. A
maneira que iremos exemplificar fala somente sobre o LPD, visto que, a
configuração via Samba é rica em detalhes e varia de acordo com a rede
instalada.

Antes de mais nada é necessário saber se o sistema de impressão está
instalado no seu sistema Debian-BR-CDD. Caso você não tenha
selecionado durante a instalação do Debian-BR-CDD será necessário
instalar:

::

# aptitude install cupsys

Agora será necessário ir até a estação com Windows e instalar o
serviço de impressão para UNIX:

Você pode fazer isso abrindo:

::

   Painel de controle -> Adicionar e remover programas -> Adicionar e
remover componentes do Windows

Na caixa de seleção você precisará localizar e selecionar "Outros
serviços de arquivos e impressão em rede".

Após o término da tarefa existirá um novo serviço instalado no Windows
chamado "Servidor de impressão TCP/IP". Você deve iniciá-lo e
preferencialmente configurá-lo para execução automática no sistema.
Isso fará com que todas as impressoras compartilhadas estejam
disponíveis para computadores com sistemas UNIX.

Bem, voltando para o Debian-BR-CDD, você deve abrir o navegador de
internet e digitar na barra de endereços:

::

   localhost:631

Será apresentada a tela inicial do CUPS. Agora poderemos configurar a
impressora seguindo a sequência:

::

   Manage Printers -> Add Printer

Será solicitada alguma credencial de administrador do sistema; você
pode usar a conta de root para configurar sua impressora. Digite
usuário e senha e continue...

A próxima tela solicita informações apenas, preencha e continue...

Na tela seguinte será solicitado o tipo de impressora a ser instalada.
Selecione LPD/LPR Host or printer e continue...

Em seguida, é solicitada a URL onde se encontra a impressora. Você
deve digitar da seguinte forma:

::

   lpd://ip_ou_host_da_estação/nome_do_compartilhamento_da_impressora
lpd://estação1/hp9300

Após isso você deve informar a marca e modelo de sua impressora.
Pronto, suas configurações estão finalizadas. Você pode enviar páginas
de teste para sua impressora clicando no botão 'Print test page'.

DICA: Você pode testar, modificar, adicionar e excluir impressoras e
trabalhos através do console web, para isso apenas digite
localhost:631 no seu navegador.

Valeu mesmo cara !

Cara isso deve resolver.
Caso não resolva, deve ser o driver. ;)