Re: Debian Etch

Boa noite.

Uso o Debian testing a alguns meses e presenciei a ocorrência dos problemas citados pelo Ricardo, porém posso afirmar que a maior parte dos problemas já foram solucionados (incluindo q inclusão do Open Office). Um problema que persiste, mas que não depende da Debian é o lançamento do flash de 64 bits. Uma informação que recebi e não posso garantir que seja 100% confiável é que a Debian estaria esperando a migração do kernel 2.6.18 da unstable para a testing para congelar a distribuição e poder lançá-la oficialmente no prazo de 1 mês após esse congelamento. Se esta notícia for verdadeira podemos comemorar pois a migração para o kernel 2.6.18 ocorreu hoje, portanto o lançamento devrá acontecer em meados de janiro.

Caso queira instalar a versão de teste para experimentar pode fazer sem medo, pois a mesma já encontra-se bastante madura.

Um forte abraço.

Rogério Ferreira.
===========================
"Difícil é aprender a ler,
o resto está escrito."
	Autor desconhecido.
===========================
Seja livre, use
Debian GNU/Linux!

Ricardo Carlini Sperandio escreveu:
Claudio,
Andei testando a distribuição dele de 64 bits ha uns meses. O sistema
em si estava muito estavel o grande problema na ocasiao devia-se a
aplicativos especificos como o Openoffice que nao instalava nem a pau
(ele soh tem (tinha) para 32 bits) via aptitude, e o mplayer que nao
possuia os (no meu caso) indispensaveis codecs do windows (w32codecs).
Os maiores problemas nas distros de 64 bits, que eu consegui apontar são:
* flash (da macromedia)
* wine
* openoffice
* a biblioteca wxhaskell
* suporte p/ winmodens
* acroreader
* codecs do windows para o mplayer

O flash foi resolvido instalando o firefox de 32 bits, o openoffice
instalando o do ubuntu de 64 bits (que instala as bibliotecas de 32
bits) o acroread forcando a instalacao do pacote de 32 bits na
arquitetura de 64.

O resto das coisas eu nao tive tempo de testar, a maquina nao era minha.

Atenciosamente,

O resto das coisas eu nao testei.

On 12/10/06, Bruno Buys <bruno.grupos@gmail.com> wrote:
Claudio Novaes wrote:

> Gente boa tarde !!! gostaria de saber se a versão do Debian Etch para
> amd64 já está de forma estável para utilização e quando será lançado ?
>
> abraços ....

> Você quer respostas para suas perguntas? Ou você sabe muito e quer
> compartilhar seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas
> <http://us.rd.yahoo.com/mail/br/tagline/answers/*http://br.answers.yahoo.com/>!

A ultima info que eu tinha é que o etch seria o primeiro release com
suporte oficial para amd64. Portanto, ainda não é, uma vez que o etch
ainda não foi lançado. Mas já tem muita gente usando, sem problemas.
Quanto à data de lançamento, parece que andou atrasando...
As imagens de instalação do etch moram em
http://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/amd64/