Re: partições

Em Qui, 2006-12-07 às 05:00 -0800, Renato Lorandi escreveu:
> Olá pessoal blz!

Olá Renato

> [...]
> percebi algo sobre as partições que eu relamente estou precisando. só
> que gostaria de mais detalhes tipo
>
> tenho um hd de 20GB onde vou instalar o debian 3.1rc4 provalvemente
> com kernel 2.6 que vem junto com o CD. neste micro vou fazer um
> servidor de e-mail com dominios virtuais.. com Mysql,postfix etc...
> então gostaria de algumas dicas de vc's, como criar as partições para
> que fique de uma maneira legal...
>
> tipo como olhei nas mensagens da lista no caso eu poderia criar uma
> partição var com no máximo 2Gb será que esta bom e o resto...

vc particiona um disco para ter:
a) melhor segurança
	a1)  pois se uma partição chegar em 100% ela não para outros serviços
	a2) vc consegue colocar opções no sistema de arquivos como noexec,
noatime etc
b) melhor performance ( não sei até que ponto isto é interessante)
c) maior controle do que está ocorrendo

Pergunta: Quanto eu particiono o meu HD?
Resposta: depende do que vc deseja e de quais serviços vc quer instalar
em seu servidor.

Pergunta: Como eu devo particionar ?
Resposta: antes de mais nada vc tem que saber o que é o FHS para
entender o que/como vc deve particionar (http://www.pathname.com/fhs/ )
e ler o guia foca ( http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html )

Pergunta: mesmo tendo lido os 2 links acima eu ainda tenho dúvidas em
como particionar ? O que eu faço?
Resposta: volte novamente a lista e pergunte dizendo que vc fez os
passos acima e tem um servidor com os softwares a,b,c e deseja
particionar.

Espero ter ajudado

OBS: veja não estou falando aqui do desktop pois ele pode ser um caso a
parte e ter apenas 2 partições, 1 para o / e outra para swap) - pessoal
sem flames por aqui...80)

[]s

> espero que me ajudem....

> O Yahoo! está de cara nova. Venha conferir!
Paulo Ricardo Bruck
Consultor Linux
tel 011 9235-4327