usuario não tem som e nem video

olá a todos...

quanto entro no debian (com kde) me vem a seguinte mensagem de erro.

--erro1---

Sound server informational message:

Error while initializing the sound driver:

devide /dev/dsp can't be opened (Permission denied)

The sound server will continue, using the null output

--erro1---

ao pegar um .ogg ou .mp3 para tocar no xmms me vem (ai rodando no terminal para ver os erros)

---erro2----

sh-2.05b$ xmms
Message: device: default

** WARNING **: alsa_get_mixer(): Attaching to mixer hw:0 failed: Permissão negad              a
ALSA lib confmisc.c:560:(snd_determine_driver) could not open control for card 0
ALSA lib conf.c:3479:(_snd_config_evaluate) function snd_func_card_driver returned error: Permissão negada
ALSA lib confmisc.c:392:(snd_func_concat) error evaluating strings
ALSA lib conf.c:3479:(_snd_config_evaluate) function snd_func_concat returned error: Permissão negada
ALSA lib confmisc.c:955:(snd_func_refer) error evaluating name
ALSA lib conf.c:3479:(_snd_config_evaluate) function snd_func_refer returned error: Permissão negada
ALSA lib conf.c:3948:(snd_config_expand) Evaluate error: Permissão negada
ALSA lib pcm.c:2090:(snd_pcm_open_noupdate) Unknown PCM default

** WARNING **: alsa_setup(): Failed to open pcm device (default): Permissão negada

-----erro2------

mas acontece que toca musica somente quanto abro o XMSS como root....ai como root eu consigo ouvir os mp3 e ogg ....

devo dar permissão ao que para consegui tocar?

pesquisando a net sobre o erro1 eu acabei achando alguma coisa que recomendava dar permissao de RW ao /dev/dsp
http://www.linuxespanol.com/ftopic13466.php - http://lists.debian.org/debian-italian/2003/08/msg00222.html

e fiz....

# chmod +x /dev/dsp
# chmod u+rw /dev/dsp
# chmod u+rw /dev/dsp
# chmod 777 /dev/dsp *
# chmod 777 /dev/dsp*
# chmod 777 /dev/snd*
# chmod 777 /dev/mixer*

e não deu nada certo....continua igual.

a quanto a ver video....com mplayer (como usuario) eu abrindo um video vem.

-erro3---
Error opening/initializing the selected video_out (-vo) device.
---erro3---

se abrir o video com mplayer via konsole. (como user)..aparece o video mas sem som.
se abrir como root vem o som.

obs. eu usava suse, ai fiz um cp /home - e coloquei o debian....será que as permissoes que usava no suse estão atrapalhando no debian. pois como disse copiei meu /home  não teria alguma configuração anterior atrapalhando.

o preciso para ter som saindo?