Contabilizar tempo de interação

Olá amigos!

Eu administro alguns servidores Debian e precisaria ter um controle maior sobre o tempo de acesso a cada um deles. Atualmente o que eu faço para contabilizar o tempo de acesso é verificar o horário que aparecesse no e-mail de aviso que o logcheck manda quando algum usuário loga no sistema, o tempo quando estou fechando a conexão e marco os 2 em uma planilha. Seria muito fácil fazer tudo sem parar, se não houvessem interrupções, muitas vezes outros problemas mais urgentes, ou sede e etc. O que eu realmente iria adorar é se houvesse um contabilizador de tempo no shell que se ficasse, digamos assim, uns 10 segundos sem interação, ele parasse de contar o tempo, e continuaria a contar de onde parou quando houvesse novamente interação.
Será que é possível pelo menos algo parecido?

[]s a todos e bom feriado!

Antonio Felipe