Duvidas sobre Carreira Profissional

Pessoal sei que este não é o intuito da lista, mais gostaria da opinião de vocês, pois sem que está comunidade conta com diversos tipos de profissionais e seria interessante ouvir vocês.

Seguinte ontem olhando na apinfo pude perceber que muito empregos disponíveis na área de Suporte ou Adm . de Redes estão pedindo Unix, Solaris, HP/UX, AIX fora Linux e Windows, aí está minha dúvida, alguém saberia me informar como consigo aprender Unix, Solaris, onde encontrar material em português ou onde realizar cursos em Campinas/SP ou em São Paulo mesmo ?

Estou querendo me especializar, pois quero crescer na minha área, mais estou um pouco perdido, agradeço que puder ajudar.

Abraços...