Re: [OT]:[estudiolivre] Estados Unidos bloqueia Internet de Cuba

Em Terça 07 Novembro 2006 12:43, Fabio Guerrazzi escreveu:
[...]
[...]
> O assunto não é relacionado a Debian. Porém a solução me parece bastante
> simples: basta "o governo" cubano convocar eleições diretas. Mais
> importante que o backbone é a liberdade do povo cubano!

Independente de nossa posição em relação à política interna cubana, é
inadmissível que um país - qualquer que seja - se arrogue o direito de
intervir em outros países (procure sobre doutrina monroe, atualizada pela
doutrina carter).

A relação com o software livre, é verdade, não foi explicitada na mensagem,
mas existe. Nós, aqui no Brasil, já sofremos muitas vezes com o hábito
americano (do governo americano, claro, não de todos os americanos) de
legislar para o mundo inteiro. Só um exemplo recente, e diretamente aplicável
ao software livre: nas últimas duas décadas, assistimos a uma pressão
excedendo (a meu ver) todos os limites da não intervenção em países soberanos
pelo reforço das leis de patentes, o que permite que praticamente tudo que se
imaginar possa ser patenteado.

Em relação a Cuba, e aqui volto ao off-topic, quero lembrar que em nome da
democracia os Estados Unidos violam sistematicamente as resoluções da ONU,
que há décadas condena quase unanimemente o bloqueio (que ganha então o
adjetivo de criminoso, pois que fere o direito internacional). Finalmente,
proponho que reflitam um pouco sobre a igualdade estabelecida muito às pressas
entre democracia e eleições diretas.

Um abraço,

Tiago Saboga.