Re: sarge-backports

Conversei com mantedores dos pacotes oficiais do debian, e eles mesmos incentivam o uso do backports, para quem quer softwares mais novos, e que a quantidade de problemas com ele não é grande.... pelo contrário.... inclusive émais recomendável que o próprio dotdeb...

On 11/6/06, Marcos Lazarini <mvlaza@gmail.com> wrote:
2006/11/5, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org >:

>         Hmmmm, atualizações de segurança de quem? :-)
>
>         O backports.org não é um serviço oficial do Debian, e é construído
> e mantindo na melhor das boas intenções. Mas o Time de Segurança do Debian
> não cobre falhas de segurança no backports.org, isso fica por conta do
> mantenedor que fez o backport (a maioria deles se preocupa com isso, mas
> ainda assim é diferente).

Sim, não é o melhor dos mundos, mas eu acho que é uma solução bastante
razoável. Para casos mais críticos (se fez backport de algum serviço
público ou a máquina tem usuários 'suspeitos'), é interessante estar
por dentro dos boletins de segurança p/ evitar surpresas
desagradáveis...

>         A testing tem suporte oficial do Security Testing Team que está
> integrado na infra-estrutura de segurança do Debian, diferente do
> backports.org. :-)

A testing tbm tem updates diários de (muitas vezes) dúzias de pacotes
e as versões vão aumentado sem maiores barreiras - num servidor isso
pode não ser interessante. quantas vezes nao recebemos aqui na lista
reclamações dizendo q estava tudo ok e foi só fazer um upgrade que
parou de funcionar.
Então, há que se pesar o que é mais importante caso a caso... Eu acho
que a explicação no site é otima:
"You are running Debian stable, because you prefer the stable Debian
tree. It runs great, there is just one problem: the software is a
little bit outdated compared to other distributions. That is where
backports come in.
Backports are recompiled packages from testing (mostly) and unstable
(in a few cases only, e.g. security updates), so they will run without
new libraries (wherever it is possible) on a stable Debian
distribution."

Na verdade, eu acho q o melhor a fazer é ir lá, testar e experimentar
- e ai sim escolher qual rumo tomar. Sempre tendo esses detalhes em
mente.

--
Marcos

--