utilizar programa instalado em outra maquina

Pessoal, existe alguma forma de eu executar programas instalado em apenas uma maquina em outras maquinas, porem como a maquina que tem os programas é antiga, tem pouca memoria e um processador lento; quero então que o processamento seja feito em outra maquina mais nova.  Sei que o qemu faz isso, mas ele usa a maquina onde esta o programa(remoto) também para processar e  executar a  tarefa utilizando a ram e o processador do  pc remoto onde  busco o programa.
Resumindo, quero usar um programa instalado em um pc antigo remotamente em outra maquina, mais nova, só que processando e utilizando a capacidade da minha maquina mais nova, em vez de  fazer isso remotamente, como estou acostumado usando o comando: " ssh -X maquinaremota"

--
Cumprimentos
Carlos Alberto Mota Castro (Maranhão)