Re: duvida sobre wireless

2006/10/19, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org>:

On 10/16/2006 10:46 AM, Ronaldo Reis Junior wrote:
> Pessoal,
>
> tenho uma dúvida sobre o wireless.
>
> Tenho um O Roteador sem fios D-Link AirPlus G DI-524. Tenho um computador
> ligado via cabo e outro via wireless. Quando faço transferencias entre os
> dois (todos com debian) a velocidade de transferencia fica em torno de
> 600k/s. Eu esperava taxas de transferencia maior, limitada pelas placas
> 10/100 e não pelo roteador.

        Você não obteria taxas de transferência acima de 54Mbits por causa
da limitação do wi-fi. E isso seria hipoteticamente, na prática você tem
90% da conexão teórica possível, que no wi-fi vai variar de acordo com a
qualidade do sinal.

> A placa de rede é uma 10/100 normal.
>
> Minha placa wireless (notebook) é:
>
> Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless LAN 2100 3B Mini PCI
> Adapter
>
> Será que é a minha placa wireless que está segurando a velocidade?

        Sim. Mas não só ela, a qualidade geral da negociação, pode ser
que sua placa tenho negociado há 10Mbits, nesse caso, o máximo seria
1MB/s teórica, e algo em torno de 800KB/s na prática.

> Alguém sabe me informar?

        Você teria que checar as taxas de negociação, se está em
full ou half duplex e a qualidade do sinal pra tentar compreender
melhor o que acontece no geral. Eu consigo taxas de 3MB/s no wi-fi.

Por essas e por outras que eu acho que o wireless ainda nao entrou com
mais força....
Eu ainda nao troco meu cabinho de rede por nada ;-)

--
Marcos