Re: Identificar e-mule e torrent na rede

* Em 02 de Out de 2006, às 09:51, Daniel <da_picon@yahoo.com.br> escreveu:

> Pessoal, tenho um servidor NAT-FIREWALL em minha rede, com o debian 3.0 r2
> instalado. Tenho um log do tráfego da rede interna para saber o que os
> usuários fazem, para se der um problema, eu ter um registro.
>
> Gostaria de incrementar isso e achar se há e quem são os usuários que
> utilizam emule e afins, além de torrents na rede. Tem como fazer uma regra
> de LOG diferente para esse tipo de tráfego?? tipo eu colocar um log-prefix
> diferente????

Olha... tente dar uma olhada no excelente ntop (http://www.ntop.org/).
Ele permite a visualização via browser do tráfego de tua rede, inclusive
separando-o por protocolos utilizados (emule, ftp, smtp, etc).

Talvez a abordagem seja um pouco diferente de acrescentar regras de LOG como
você perguntou... mas é bastante funcional.

Atenciosamente,

Leonardo Caldas

--
Leonardo Caldas            | UNIX is basically a simple operating
ICQ #801133                | system, but you have to be a genius to