Re: um arquivo grande ..para pequenos/menores compactados

olá retomando isso...

estou vendo o manual do tar

http://www.gnu.org/software/tar/manual/tar.html#Multi_002dVolume-Archives

e neste achei melhor: http://www.gnu.org/software/tar/manual/tar.html#Using-Multiple-Tapes

#
Create a multi-volume archive:
$ tar -c -L1024 -f archive.tar -F new-volume .
# Extract from the created archive:
$ tar -x -f archive.tar -F new-volume .

tentei fazer um teste pegando um mp3 de 9mb e dividir em outros menores mas não consigo...

alguém saberia como faria isso no tar....olhei o manual...mexi mas esta fogo....tem mas como diretório...tipo..

 $ tar --create --multi-volume --file=/dev/tape0 --file=/dev/tape1 files
$ tar cMff /dev/tape0 /dev/tape1 files

mas eu quero pegar um arquivo e dividir ele em menores .zip .tar .rar...de preferência .alguma_coisa que depois usuário win/mac abra fácil.

e hamacker......o zip que diz....é o info-zip http://www.info-zip.org/

estou dando um olha no man zip ....mas não achei nada ainda....tem como fazer isso nele.....

pegar um arquivo .mp3 .avi .deb (não um já um .zip ou .tar) e compactar e dividir tipo file01.zip file02.zip fileXX.zip.......?