Conexão sl0

Bom dia pessoal, gostaria de uma ajuda, está subindo na inicialização uma interface sl0 de rede mas eu não configurei nada disso em relação a serial
eu não consigo achar onde tá configurado e/ou qual software está levantando essa conexão..
Eu uso debian etch, e minha conexão com a internet é pppoe e toda vez que inicia eu tenho que dar "ifconfig sl0 down" pra poder usar a net
e simplesmente colocar essa linha no interfaces não é legal.. tem como rastrear e saber qual é o programa que tá levantando essa interface?

isso aconteceu a alguns dias qdo instalei muitos programas mesmo.. já removí os mesmo e continuou a conexão..

Agredeço a ajuda!