----- Mensagem original ----
De: Tiago Saboga <tiagosaboga@terra.com.br>
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Quarta-feira, 20 de Setembro de 2006 10:11:32
Assunto: Re:PáginasXML

Em Terça 19 Setembro 2006 22:29, Carlos Ribeiro escreveu:
> Agradeço a atenção de todos, mas acho que devo ter formulado a pergunta de
> forma confusa ou errada. Vou refazê-la, estabelecendo uma comparação e
> esperando continuar contando com  a compreensão dos companheiros.
> me passou, no campo Novas Mensagens há um botão à direita, onde lê XML e ao
> lado a pergunta o que é isto? Cliquei no botão e página que abre mostra

E porque simplesmente não clicar no tal link "o que é isto?" ? Você será
encaminhado para

Ali está explicado o que é rss (mal explicado, é bem verdade). Basicamente,
você precisa de um leitor de rss, ou agregador. No konqueror, quando clico
com o botão direito no XML, aparece a opção "Adicionar fonte ao aKregator". O
aKregator, como você talvez possa imaginar, é o agregador padrão do kde, e
uma das opções para ler os tais rss.

Para saber o que significa a sigla rss, procurei no google "define:rss" e o
primeiro resultado foi:

RSS (RDF Site Summary), padrão definido pela W3C para agregamento de conteúdo.
Serve como índice de alterações que ocorram em determinado site, este sistema
também é conhecido como Feeds.
pt.wikipedia.org/wiki/RSS

Para encontrar outros programas que saibam lidar com eles, busque com o
apt-cache ou aptitude:

$ apt-cache search rss
ou
$ apt-cache search aggregator
(com dois gg, em inglês)

Resolvi dar uma olhada também no firefox, e observei o mesmo fenômeno que
você, e ainda por cima não há nenhuma opção disponível quando se clica com o
botão direito. Me parece ser um defeito na interface do firefox, pois ele
serve como agregador (um pouco limitado, é verdade, mas serve). Para usar
esta função, você tem que clicar no quadradinho laranja que aparece à direita
na url em que você está. Será criado então uma pasta de bookmarks
auto-atualizável, que mostrará sempre os assuntos das mensagens novas na tal
lista de discussão.

Espero ter ajudado.

Tiago.